maio 19, 2009

SIstemas Respiratório e Cardiovascular

Para terminar a saga de Biologia, último do Lasneaux, de sistema respiratório e introduzindo sistema cardiovascular, que são sistemas muito ligados entre si (afinal, o segundo está responsável pela distribuição do O2 coletado no primeiro e por colocar pra fora do corpo o CO2, levando dos tecidos para o pulmão e de lá pra fora). Enfim, vamo que vamo.

  • Sistema Respiratório

A obtenção de gás oxigênio, indispensável para a respiração celular e obtenção de energia para o funcionamento do corpo, segue etapas definidas. Do meio, o oxigênio é captado pela inspiração boca/fossas nasais, sendo conduzido pela faringe, desviado pela epiglote (separa fluxo de ar e de comida) para continuar descendo pela laringe (parte da garganta na qual se encontram as pregas/cordas vocais), passando para a traquéia, que sofre bifurcação, caindo em dois brônquios primários, que entram para o pulmão nos brônquios secundários, se subdividindo em vários bronquíolos que desembocam em pequenas bolsas chamadas alvéolos (estruturas menores e bem subdivididas, aumentando área de contato com os tecidos em volta). No alvéolo acontece a passagem do gás oxigênio para o sangue, que passa gás carbônico para o pulmão para ser expelido do corpo ao fim do ciclo (expiração). Às trocas gasosas entre os alvéolos e o sangue, dá-se o nome de hematose.

  1. A hematose é muito prejudicada pelo tabagismo, pois as toxinas do cigarro são capazes de destruir as células dos alvéolos, impedindo as trocas gasosas, podendo causar um enfisema pulmonar (perda gradual da capacidade respiratória - manchas pretas no pulmão: alvéolos degenerados).

Vejamos como se dá a hematose:
  • gás oxigênio: o O2 inspirado se liga à hemoglobina (Hb), formando o composto instável oxiemoglobina, que se desfaz em O2 e Hb quando atinge os tecidos (possibilitando a respiração celular nesses tecidos).
  • gás carbônico: nos tecidos, o CO2 reage com H2O, formando o ácido carbônico (H2CO3). O ácido carbônico, por sua vez, se desfaz em H+ + HCO3- (íon bicarbonato). A presença desses íons torna o sangue mais ácido, abaixando o pH (pH alto = básico; pH baixo = ácido). Quando há a hematose, os alvéolos forçam a reação dos íons, voltando ao ácido carbônico, retirando a parte ácida do sangue e transformando-a, novamente, em CO2 e água. O CO2 é liberado na expiração.
Agora, detalhes dos movimentos respiratórios:
  • Inpiração - com a contração do músculo do diafragma e dos músculos intercostaism a pressão interna interpleural diminui, forçando o ar do meio externo (O2 - alta pressão) a entrar no sistema (ar se desloca da região de alta pressão para a região de baixa pressão). O volume de ar, então, aumenta.
  • Expiração - com o aumento do volume de ar nos pulmões, resultante da inpiração, a pressão interna aumenta. Os músculos intercostais e do diafragma relaxam e o ar (CO2) é expelido.
O ciclo respiratório é a junção de inspiração com expiração. A frequência respiratória é dada pela quantidade de ciclos por certo intervalo de tempo.

O órgão que controla a frequência respiratória é o bulbo raquidiano. Ele é responsável por acelerar ou retardar a frequência em determinadas cirscunstâncias:
  • Aumento da atividade corporal: o aumento da atividade gera um maior gasto energético, que consiste em um nível maior de respiração celular, a qual tem como resultado uma maior liberação de CO2 no sangue (a taxa de H2CO3 fica elevada). Como o pH diminui consideravelmente, o bulbo comanda um aceleração da frequência respiratória objetivando uma maior captação de O2 e expulsão de CO2 para estabilizar o pH do sangue. A essa aceleração da frequência respiratória damos o nome de taquipnéia.
  • Diminuição da atividade corporal: quando estamos dormindo, por exemplo, a quantidade de CO2 reduz consideravelmente (e, consequentemente, a taxa de H2CO3 diminui), causando aumento do pH corporal. Para evitar a expulsão de CO2 e manter uma taxa mais baixa de O2, o bulbo comanda uma redução do ritmo respiratório, chamada de bradipnéia.
Abaixo, um esquema da hematose.


Agora, sistema cardiovascular ou também chamado de circulatório.

  • Sistema Cardiovascular
Responsável pelo transporte de substâncias pelo corpo, o sistema cardiovascular é composto, basicamente, pelo coração, artérias e veias. Vejamos cada um deles:
  1. Artérias: levam o sangue bombeado pelo coração para as diversas áreas do corpo. A pressão arterial é bem alta.
  2. Veias: trazem o sangue para o coração. A pressão 'venal' é bem pequena se comparada à arterial.
  3. Coração: é a bomba do corpo, responsável por bombear o sangue rico em oxigênio que vem do pulmão para o corpo e por puxar o sangue rico em gáscarbônico do corpo para o pulmão (para sofrer hematose).
O coração é um músculo involuntário que não recebe ordens elétricas do cérebro; ele já tem um controle próprio, o que evita problemas se houver panes no sistema nervoso. O controle próprio a que me refiro é o conjunto de nervos (nódulo) localizado ao redor do coração que mantém o batimento constante chamado marca-passo (ou nódulo sino-atrial, acima do átrio direito). A única coisa que o sistema nervoso controla é a aceleração (taquicardia - SNPA simpático) ou desaceleração (bradicardia - SNPA parassimpático) dos batimentos. Falando neles, os batimentos consistem em dois movimentos: a sístole (contração - "empurra" o sangue) e a diástole (relaxamento - "puxa" o sangue).


  • As partes do coração:
  1. Átrios: câmaras de entrada, por onde chega o sangue. O átrio direito recebe o sangue venoso (rico em CO2) do corpo (trazido pelas veias cavas); o átrio esquerdo recebe o sangue arterial (rico em O2) que vem do pulmão.
  2. Ventrículos: câmaras de saída, por onde o sangue é bombeado. O ventrículo direito bombeia o sangue venal recém-chegado do corpo para o pulmão pela artéria pulmonar; o ventrículo esquerdo bombeia o sangue arterial para o corpo pela artéria Aorta (que é subdividida em outras artérias como a coronária).

  • As circulações
Nos seres humanos, temos circulação dupla, o que significa que o sangue passa por dois ciclos no corpo: um ciclo menor (pequena circulação) e outro maior (grande circulação).
  1. Pequena circulação (20% do sangue, pressão alta): o sangue venoso é bombeado do ventrículo direito para a artéria pulmonar, que leva o sangue para o pulmão, aonde ele passa pelos processos de hematose e volta, rico em oxigênio, pelas veias pulmonares para o átrio esquerdo.
  2. Grande circulação (80% do sangue, pressão baixa): vem do átrio esquerdo o sangue que, rico em O2, é bombeado pelo ventrículo esquerdo para a artéria aorta e suas ramificações, que irrigam os tecidos, aonde ocorre a hematose (O2 passa para os tecidos e CO2 passa para o sangue). O sangue volta, então, rico em CO2, pelas veias cavas até o átrio direito.

Cuidado ao diferenciar os tipos de sangue:
  1. Sangue venoso: rico em CO2 e pobre em O2. Não é necessariamente carregado por veias (exemplo: a artéria pulmonar carrega sangue venoso do coração ao pulmão).
  2. Sangue arterial: rico em O2 e pobre em CO2. Não é necessariamente conduzido por artérias (exemplo: as veias pulmonares carregam sangue arterial dos pulmões ao coração).
Percurso do sangue: Coração - artérias - arteríolas - capilares - vênulas - veias (a pressão diminui durante o processo devido ao bombeamento do sangue e às espessuras dos vasos).


É isso, galera. Resumos para quarta encerrados. Aula de revisão no Galois da 902, no prédio azul, 1º andar, sala do 1º E, à partir das 14h.

Erros, dúvidas - comentem.

Abraços,
Félix.

17 comentários:

Anônimo disse...

eu oficialmente te amo

Anônimo disse...

Santo Félix.

Anônimo disse...

nao vai cair traquipneia, normopneia etc nao?

Anônimo disse...

é isso aí cara continue assim!!

Flavio Yonekawa disse...

http://flavioyonekawa.blogspot.com/

Flavio Yonekawa disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...

félix para orador do terceiro ano!!!

Anônimo disse...

Quais as consequências do aquecimento global para o sistema respiratório?
Tem tudo a ver com aumento do CO2 no sangue, certo?... Mas explica direitinho baseado no que ta escrito no resumo.
Beijos.

Anônimo disse...

AI AI AIAI/TA CHEGANDO A HORA/O DIA JA VEM/RAIANDO MEU BEM/E EU TENHO QUE IR EMBORA...

18 questões - 9 do Fadul no valor de 15 pontos, foi o que ele disse...

Anônimo disse...

félix, vale lembrar que o coração não é totalmente independente do cérebro. ele realmente trabalha de forma involuntária, mas o cérebro influencia SIM na ação do marca-passo, promovendo a taquicardia ou a bradicardia...(por exemplo, quando você toma um susto, qnd vc tá com medo ou eufórico, todas essas coisas...) Outra coisa que ficou errado é q o marca-passo não é um conjunto de nervos, dps você pergunta pro lasneaux oq ele realmente é

Felipe Martins

Anônimo disse...

"...para a artéria pulmonar, que leva o sangue para o pulmão, aonde (AONDE ??????) ele passa pelos processos de hematose e volta..."


aaaai félix.... essa doeu !

Anônimo disse...

isso nao vai cair martins!!!
deixe o fleix resumir,vc apenas le.
grato

Anônimo disse...

Menino Félix,sinto que sua maturidade está crescendo e percebemos isso na melhora dos resumos.Parabéns!
Gostaria que o senhor fosse orador.
Atenciosamente,
Senor Abravanel

Anônimo disse...

nódulo sino-atrial (marcapasso) -> células musculares que consegue gerar impulso elétrico :D

SNP Autonomo Simpático -> Taquicardia

" " Parassimpático -> Bradicardia


Acho que essas coisas são desnecessárias pra prova, mas enfim, foi o que o Lasneaux falou na aula

Anônimo disse...

felix e rei

Anônimo disse...

Ótimo blog =)

Anônimo disse...

I am just making a blog related to this. If you allow, I would like to use some of your content. And with full refernce of course. Thanks in advance.

- Andre